Não fure a fila da seleção de candidatos

Candidato, não ‘atravesse’ o processo de Recrutamento e Seleção de uma empresa de RH

Quando estamos atrás de uma oportunidade de emprego, geralmente queremos fazer o que for possível para demonstrar que estamos aptos ao cargo que estamos ou queremos concorrer, não é verdade? O que acontece, é que muitas vezes, alguns candidatos, tentam “atravessar” a empresa de Recursos Humanos que está fazendo a seleção! E isso pode trazer sérias complicações aos candidatos.

Organizações contratam empresa de Recrutamento e Seleção para escolherem os melhores candidatos por diversos motivos: por não ter tempo de fazer a seleção de muitos currículos e fazer entrevista com vários candidatos, por querer uma análise completa antes de contratar alguém, por querer a pessoa que mais se encaixa no perfil da empresa, entre milhões de outras possibilidades.

Alguém apto para fazer o Recrutamento e Seleção está ali para entender a empresa que está atrás de um novo colaborador, compreender qual deve ser o perfil necessário para que a pessoa ocupe aquele cargo e atenda as expectativas da empresa, com isso, o recrutador vai selecionar os melhores currículos e as pessoas que mais se adaptam a vaga.

Após isso, o recrutador irá fazer entrevistas e atividades para conhecer o perfil do candidato, saber como é sua postura profissional, se seus valores estão alinhados com os da empresa e se ele vai se sentir bem em trabalhar e contribuir para a empresa. Agora você, candidato, sabe o que acontece ao “atravessar” todo esse processo?

Vamos supor que uma empresa de Recrutamento e Seleção está atrás de candidatos interessados em uma determinada vaga para uma empresa, ao ver essa vaga, o candidato entra em contato diretamente com a empresa que está oferecendo a vaga ao invés de mandar seu currículo para ser analisado pelo recrutador, o que isso pode acarretar?

Além de poder manchar o seu perfil profissional com a empresa, pois parece que o candidato tem problemas em seguir regras, isso pode soar como falta de respeito para a empresa que está oferecendo a vaga, já que isso faz parte do processo dela para contratar um novo colaborador, ou seja, essa pessoa que resolveu “atravessar” o processo seletivo de uma empresa de Recrutamento e Seleção, estará ‘se saindo mal’ em uma das etapas que fazem parte da seleção para o cargo.

Já parou para refletir quais valores esse candidato está transmitindo para as pessoas? Como ele será visto?

Estamos em um momento que ficamos chocados com alguns valores que vemos nas pessoas, perturbados com coisas que vemos na televisão, onde observamos pessoas que colocam o seu interesse pessoal acima da ordem das coisas e sem perceber, até mesmo por uma questão cultural, esse candidato reproduz exatamente isso, algo que o deixa alarmado e constrangido.

Isso pode passar a imagem que, se ela faz isso em uma coisa tão básica que é importante para ela, o que ela pode fazer dentro da empresa que for contratada para seu custo benefício? Por isso é importante seguir corretamente o que a vaga anunciada está pedindo. Não manche sua imagem profissional.

Lembre-se, há inúmeros candidatos concorrendo a mesma vaga que você pode estar almejando, se eles seguirem todos os processos, desde o momento de enviar um currículo bem estruturado para a empresa de Recrutamento e Seleção, ir a todas as entrevistas, participar de todas as atividades, ele já estará um passo à sua frente, caso você resolva “furar” fila e ir diretamente a empresa que está oferecendo a vaga.

Por isso, ao ver uma vaga em alguma empresa de Recrutamento e Seleção, entre em contato com a mesma para saber como mandar seu currículo ou obter mais informações sobre a vaga, nada de ir diretamente a empresa que está com a vaga aberta, ok? Isso pode fazer com que você seja visto com um profissional ruim, e não é isso que queremos, não é?

Se está com dificuldades de conseguir uma entrevista de emprego, fizemos um texto com dicas bem uteis para conseguir uma vaga de emprego. Que tal dar uma lidinha e se preparar para concorrer a uma vaga?

Site desenvolvido por: Vitória Humana