Gestão de pessoas

Gestão de pessoas – Conflitos no trabalho

Em um ambiente de trabalho empresarial, onde predominam ações realizadas em equipe, é perfeitamente normal que os funcionários com personalidades e perfis distintos tenham ideias conflitantes. Por isso, a gestão de pessoas é um elemento de vital importância para qualquer empresa superar as eventuais crises, seja uma empresa de porte pequeno, médio ou grande.

A eficiente gestão de pessoas e de grupos é algo que requer bastante habilidade e conhecimento, já que para isso é necessário conhecer as particularidades e potencialidades dos integrantes de uma equipe. A gestão de pessoas é um procedimento que envolve estabelecer metas e obter resultados com fluência e sinergia. Esse é um processo que exige prática e muito empenho.

Zona de conflitos

Um ambiente corporativo habitado por pessoas de personalidades diferentes e fortes, ao mesmo tempo marcado por um certo senso de competitividade, é um terreno fértil para conflitos e animosidades.

Entre as principais causas de conflito pode estar o desequilíbrio emocional causado por fatores como instabilidade no emprego, sensação de incompetência profissional, pressão para comprovação de resultados e falta de reconhecimento. Inclusive as questões pessoais e internas de cada indivíduo também funcionam como combustíveis para a proliferação de um ambiente carregado e estressante.

Conflitos no trabalho - gestão de pessoasNa área de gestão de pessoas, é pertinente saber que o conflito, de forma geral, aparece a partir de opiniões contrárias entre os colaboradores. Quando o conflito é saudável e as opiniões divergentes almejam alcançar o bem comum para a empresa, eles se tornam eficientes instrumentos para a implantação de mudanças e transformações.

No entanto, quando os conflitos no trabalho surgem de desavenças, questões pessoais, competição exacerbada e outros sentimentos negativos, eles podem ser prejudiciais para a equipe, pois certamente irão desviar o foco do trabalho e os esforços dos integrantes serão desviados para outros transtornos que não dizem respeito ao real trabalho da empresa.

Uma eficiente gestão de pessoas prioriza a conservação de um saudável nível de conflitos presente na equipe. Pouco conflito possibilita o surgimento de uma zona de conforto, enquanto conflito em excesso estabelece desunião e falta de foco. Para criar um ambiente cooperativo, o papel do gestor é amenizar essas forças criando um equilíbrio e utilizando técnicas de resolução e estímulo de conflitos. Uma comunicação clara e sem ruídos entre as partes, por exemplo, é um dos elementos para uma gestão de pessoas mais eficiente.

Diante disso, a gestão de pessoas é atualmente um dos pilares que sustentam as engrenagens mais importantes de uma empresa: o elemento humano.

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