Recrutamento e Seleção de Pessoas em Campo Grande MS, um Desafio

Por que Recrutamento e Seleção de Pessoas em Campo Grande MS pode ser um Desafio?

O Estado do MS e especialmente sua capital, Campo Grande tem algumas características que podem impactar os processos de recrutamento e seleção de empresas que atuam em nível nacional, com unidades ou negócios na região.

Quem vive o dia a dia de um RH nas regiões sudeste ou sul pode se deparar com algumas peculiaridades ao buscar profissionais, especialmente de perfil administrativo no Estado do MS. A região Centro Oeste do Brasil, composta pelos estados do MS, MT e GO é dona de uma cultura diferenciada que, embora se destaque pela riqueza e acompanhe passo a passo os avanços tecnológicos, possui características que podem tornar os processos seletivos mais exigentes.

Campo Grande, por exemplo, é uma capital formada por uma mistura única de raças e etnias. Estima-se que 5% da população é descendente de árabes ou sírio-libaneses. Este é um percentual bastante mais alto do que no restante do país. Trata-se da terceira maior colônia japonesa do Brasil, um traço marcante da cultura regional que conta ainda com a forte presença paraguaia, que chega pela fronteira e com as populações indígenas das nações Kadiwéu e Terena, os primeiros a habitar a região. Soma-se a este caldeirão cultural pessoas de todas as partes do Brasil que buscaram o estado logo após sua criação em outubro de 1977, há quarenta anos atrás.

Este conjunto bem original de traços culturais ainda é moldado pela economia regional, tradicionalmente ligada à agropecuária, sendo um dos estados mais ricos do Brasil, com o maior rebanho bovino do país. Pode não parecer a princípio, mas tudo isto se reflete na forma de ser e de se relacionar com o trabalho.

Algumas características que podem ser interessantes saber em processos de Recrutamento e Seleção no MS:

  • Empresas locais: As empresas locais mais desenvolvidas encontram-se em porte médio, são em grande parte de origem familiar e tem na maioria das vezes, a idade aproximada do estado, estando desta forma em fase de sucessão da primeira para a segunda geração e em busca de profissionalização de sua gestão e de suas práticas. Sendo assim, quando uma empresa de atuação em nível nacional busca profissionais em Campo Grande, contará com candidatos que trazem experiências pertinentes a este perfil de empresas;
  • Estilo de Gestão e Liderança: Pode-se considerar que alguns traços culturais relacionados à agropecuária e proveniente do tempo das grandes fazendas (diferente do agronegócio que temos hoje) ainda estão presentes na forma de ver as empresas e suas relações com os empregados. Este traço pode ser perceptível tanto em líderes como em liderados, que de certa forma carregam a expectativa de um gestor que expresse mais a figura do “patrão” que trata bem o seu “peão”. Este é um traço que pode impactar mais a gestão no dia a dia, mas que cabe ser considerado na seleção, especialmente em cargos de gerência;
  • Remuneração x BenefíciosTalvez mesmo sob influência destas características, quem atua com Recursos Humanos no MS poderá concordar que candidatos buscam muito mais segurança e estabilidade e que sua busca é maior por “emprego” do que por desafios ou expectativas. Desta forma, o pacote de benefícios tem grande impacto de atratividade, pode-se dizer, maior mesmo do que a oferta de salário propriamente dita;
  • Zona de Conforto x intraempreendedorismoFinalmente, um traço a se considerar é que o perfil intraempreendedor tanto buscado pelas empresas atualmente, possa, neste contexto ser uma joia mais rara de se encontrar, até porque, para as empresas locais isto pode ser ainda um pouco novo como prática de gestão.

Pode se considerar que essas características de fato não são ruins ou boas, tratam-se apenas de aspectos culturais que fazem nosso estado ser como é, com toda a sua riqueza e diversidade. No entanto, muitas empresas, ao iniciarem negócios no MS têm experimentado algumas dificuldades ao recrutar e selecionar pessoas, ou mesmo no dia a dia de sua gestão e, saber disto pode fazer diferença e facilitar melhores resultados em processos de recrutamento e seleção de pessoas para suprir vagas locais.

 

Site desenvolvido por: Vitória Humana