Qual a Importância do RH na Crise?

           No momento de instabilidade econômica e política que estamos vivendo em nosso país, muitas empresas estão lutando para se manter no mercado, reestruturando departamentos, fazendo o possível para se adaptar a este cenário e garantir a sobrevivência do negócio. E nesse ambiente o RH assume um papel de grande importância para ajudar as empresas.

Com a crise, os profissionais que atuam nas empresas estão inseguros e a área de Recursos Humanos enfrenta grandes desafios para administrar a gestão de pessoas dentro da empresa. Os profissionais de RH têm recebido a difícil tarefa de diminuir o quadro de funcionários, reter e recrutar grandes talentos para as empresas, qualificar e treinar os colaboradores e gerir os conflitos internos que podem vir a ocorrer.

Esclarecer aos colaboradores sobre as mudanças que estão ocorrendo e os problemas que a empresa está enfrentando, é uma das pequenas ações a serem desenvolvidas pelos profissionais de Recursos Humanos. Além de motivar e passar confiança para os colaboradores é importante que haja transparência neste momento, para evitar fofocas dentro do ambiente de trabalho, porque o medo e a ansiedade podem reduzir a produtividade dos funcionários.

Sabemos que quando ocorrem mudanças dentro das empresas, isso acaba afetando de alguma forma seus colaboradores, isso exige que os profissionais do RH estejam sempre atentos a todas transformações ocorridas dentro da organização, para saber como repassar isso aos funcionários, acompanhar essas mudanças e avaliar o que está sendo bom ou ruim para empresa. Isso é de suma importância para ter o conhecimento do que está sendo eficaz para empresa e o que precisa ser revisto.

Sem mencionar, que o RH tem uma visão estratégica da equipe, ele é o mais indicado na hora de reter os funcionários que realmente fazem a diferença dentro da empresa e, pode fazer da maneira mais assertiva as reorganizações de equipe que podem resultar em revelações de novos talentos reprimidos.

Pode até parecer loucura, recrutar novos membros para equipe durante a esse período de crise, pode ser uma boa ideia. Claro, se isso for feita da forma correta. Novos colaboradores podem trazer “novos ares” para dentro do ambiente de trabalho e como estão começando, estão cheios de expectativas e com muita energia para o trabalho, o que ajuda a trazer ótimos resultados.

E ninguém melhor para selecionar pessoas certas para as empresas do que o profissional de RH, certo? É ele que vai entender o que a empresa está passando e escolher os melhores para se juntar ao time, vai saber selecionar aqueles que melhor se enquadram no que a empresa necessita no momento. O RH é estratégico e sempre vai estar atrás do que é melhor tanto para a organização, quanto para as pessoas que trabalham lá.

Lembre-se, o Recursos Humanos tem como tarefa principal a gestão de pessoas, ou seja, promover um ambiente de trabalho adequado para que os colaboradores consigam ser produtivos e consigam evoluir dentro da empresa.  Ele tem a visão estratégica de enxergar a importância de cada pessoa em cada operação, com isso, ele consegue otimizar os processos e ganhar qualidade no desenvolvimento do trabalho que vem sendo feito, reduzindo despesas e tempo gasto nas operações.

Viu?! Contar com um profissional de RH faz muita diferença dentro da empresa na crise. Conte com a Vitória Humana Sistemas para passar por esse período!

 

Site desenvolvido por: Vitória Humana