Virei Gestor, e Agora, o Que Faço?

Geralmente, as pessoas começam no mercado de trabalho em posições que lhe proporcione aprendizado, não é? Executando atividades que aos poucos você vai desenvolvendo facilidade em executá-las, graças a experiência que adquire conforme passa o tempo. Aí chega um determinado momento que você adquire autonomia, vai subindo de cargo dentro da empresa e acaba sendo responsável pelo trabalho de outras pessoas. E então, você vira gestor. E agora?

Claro, não é sempre que ocorre dessa forma, algumas pessoas chegam a esse cargo de liderança com mais facilidade, outras demoram mais, tudo depende da sua trajetória profissional. Mas se você conquistou a posição de gestor, é porque existem pessoas que acreditam em seu potencial. Não é?

Por ser uma etapa inédita em sua vida, talvez você fique um pouco perdido, sem saber por onde começar. Mas aqui vai uma dica: para ter sucesso nessa nova trajetória, tudo vai depender da sua forma de lidar e superar desafios. Separamos algumas dicas para que consiga obter êxito em sua nova jornada.

 

  1. Seja humilde

Alguns profissionais começar a se ver como superior aos colegas de trabalho por causa de sua promoção, isso é um erro fatal. Tudo bem, muitos desses colegas irão ser seus subordinados, mas lembre-se: você não pode ser líder sozinho. É preciso ter uma equipe que esteja empenhada em alcançar resultados positivos, por isso, seu relacionamento com esses profissionais deve ser excelente.

 

  1. Aprendizado constante

Agora é hora de continuar fazendo o que você sempre fez com muita maestria para chegar até aqui: Trabalhe! Use todo seu conhecimento e pontos fortes em suas atribuições, fazendo sempre o melhor nas atividades do dia a dia. Seja uma inspiração para os outros colaboradores.

Mas lembre-se: você não sabe tudo. Busque ler livros sobre liderança, aprenda coisas novas e relevante para você e compartilhe isso com a sua equipe, em breve, você verá os resultados dessas ações. Busque sempre mais conhecimento e fazer tudo com muito empenho e felicidade.

 

  1. Aprenda com o outros

Não custa nada pedir alguns conselhos aos gestores mais antigos da empresa (caso tenha). Aprender com quem já tem experiência na função é sempre importante.

 

  1. Ajuste os processos aos poucos

Talvez você queira fazer algumas mudanças na equipe, porém, não imponha um ritmo diferente logo de imediato, vá ajustando aos poucos, com cuidado. Uma mudança brusca na estrutura da equipe pode gerar conflitos, e não é isso que você procura logo no começo da sua nova jornada, não é?

 

  1. Lidere de forma equilibrada

É preciso encontrar o equilíbrio na hora de liderar para não ser visto como fraco ou muito autoritário. É preciso saber como delegar funções e controlar certas situações sem ser arrogante ou simplesmente abaixar a cabeça. Nesse momento é preciso se auto avaliar. Descubra seus pontos fortes e fracos, saiba o que precisa melhorar. Analise sua equipe e encontre a melhor forma de liderá-la.

 

  1. Relacionamento é a palavra-chave!

Você está gerenciando uma equipe, é preciso saber se relacionar com ela. Um bom gestor é aquele que acima de tudo sabe interagir com as pessoas, que sabe que cada um possui suas individualidades e respeita isso. Um bom gestor inspira os colaboradores.

Esses são algumas dicas que vão fazer toda a diferença nessa nova jornada. Quer saber mais sobre o assunto? Gostou desse tema? Deixe um comentário para gente.

 

Artigos que podem lhe interessar:

Conflitos no trabalho

EsperançaLiderança – O Líder e a Esperança

Site desenvolvido por: Vitória Humana