Por que contratar Serviços Locais para Recrutar e Selecionar Pessoas em Campo Grande MS?

Por que contratar Serviços Locais para Recrutamento e Seleção de Pessoas em Campo Grande MS?

Campo Grande, a capital do Estado do MS conta com algumas empresas de assessoria em Recursos Humanos para recrutamento e seleção. Embora este modelo seja relativamente recente no estado pode-se considerar algumas vantagens na contratação destes serviços

A região Centro Oeste, considerada uma região bastante rica, que tem o alto padrão aquisitivo como uma de suas principais características, é cada vez mais alvo dos planos de expansão de empresas multinacionais e nacionais que tradicionalmente concentram seus negócios nas regiões sudeste e sul do Brasil.

O Estado do MS, de localização geográfica mais central faz divisa com SP e foi criado há apenas quarenta anos. Com características socioculturais bastante diferenciadas não contava até pouco tempo com empresas locais de assessoria em Recursos Humanos de atuação mais expressiva.

Há pouco mais de dez anos observa-se um significativo crescimento deste perfil de serviços conhecidos como B2B, especialmente na área de RH. Hoje Campo Grande conta com algumas empresas que oferecem serviços de Recrutamento e Seleção de pessoas além de outras opções de assessoria a empresas que buscam colocação e desenvolvimento na região. Isto tem facilitado muito a vida das empresas maiores que tem planos de ampliar seus negócios no MS.

Ao invés de assumir custos de deslocamento de profissionais do RH de suas matrizes e de enfrentar processos seletivos tradicionais em uma cultura com características particulares, as empresas que precisam recrutar e selecionar pessoas no MS podem contar com as vantagens em contratar empresas locais bem qualificadas para a realização destes serviços:

  • Banco de currículos regionalizado: As empresas locais mais desenvolvidas que oferecem serviços de assessoria em RH contam com Banco de Currículos online regionalizado, especialmente para perfis técnicos, administrativos e gerenciais. Isto significa maior agilidade na captação, recrutamento e seleção de pessoas para estes perfis;
  • Profissionais de RH que conhecem a cultura local: Este é um aspecto que pode facilitar desde o momento de desenhar perfis para determinados cargos até às etapas finais de processos seletivos, na condução de entrevistas por competências, proporcionando ótimo nível de compreensão das possibilidades em relação às atribuições dos diferentes cargos. Aqui convém destacar a importância da empresa contratante também disponibilizar informações amplas de seus contextos organizacionais e de suas necessidades e expectativas para que se obtenham melhores resultados;
  • “Head Hunter Orgânico”:  Se por um lado, tradicionalmente as empresas selecionam pessoas, no momento atual pode-se considerar que as pessoas também selecionam empresas e as pessoas mais qualificadas, em termos de formação e de atitude, buscam empresas melhores para se trabalhar. É neste momento que os bancos de currículo online regionalizados se tornam fontes “naturais” em Head Hunter na medida em que são compostos em grande parte de pessoas que, estando colocadas no mercado, recebem informações de ofertas de vagas, podendo desta forma avaliar as melhores possibilidades. Interessante observar que este movimento fomenta a melhoria das práticas gerenciais na região na medida em que as empresas locais acabam muitas vezes por “perder” seus melhores colaboradores para empresas maiores levando-as a uma maior atenção a aspectos como qualidade de vida e outras possibilidades de retenção de seus talentos;
  • Custos reduzidos e garantias de reposição: Processos de recrutamento e seleção costumam ser caros às empresas, especialmente quando não oferecem os melhores resultados. Nestes casos os custos totais que abrangem tempo de integração e treinamento dos novos contratados podem se multiplicar diante da necessidade de repor uma contratação que não foi boa. Nestes casos, reiniciar todo o processo, fazendo novas buscas pode ser algo bastante oneroso às empresas. A contratação de empresas locais para recrutamento e seleção de novos profissionais pode ser particularmente interessante na medida em que estas oferecem, entre outras vantagens, garantias em tempo variável para recolocação do profissional selecionado caso este não atenda as expectativas do cargo. Ainda que tal possibilidade possa ser bastante reduzida quando o processo é bem feito em todas as suas etapas, é algo muito importante e que deve ser bem validado.

A possibilidade de contratação de empresas terceirizadas para a realização de Processos de Recrutamento e Seleção é cada dia mais uma realidade a ser considerada por empresas que buscam expansão de seus negócios no MS. O estado conta hoje com empresas estruturadas e que oferecem banco de currículos, profissionais qualificados para processos completos além de garantias de reposição, tudo isto com base tecnológica compatível aos melhores sites do Brasil.

Site desenvolvido por: Vitória Humana