Qual impacto que um líder tem dentro de uma organização?

Muito se fala sobre a importância de ter um líder na empresa. Mas, porque? Qual o impacto de uma boa liderança dentro do ambiente de trabalho? O líder, geralmente é visto pelo os colaboradores como uma figura a ser seguido, um pilar que sustenta toda a equipe.

Uma boa liderança ajuda a motivar os funcionários a serem mais engajados, motivados e auxilia a chegar nos objetivos estabelecidos pela empresa, ou seja, um bom líder faz com que sua empresa atinja resultados incríveis!

 

Chefe ou líder?

Um assunto que é muito discutido é a diferença entre o chefe e o líder. Você, gestor, em qual deles você se encaixa?

Os chefes são conhecidos como pessoas que ditam ordens e regras, pensando sempre que as pessoas que estão em cargos abaixo do seu são apenas subordinados. Tende a tomar decisões sozinhos, sem consultar a equipe, afinal, quem comanda tudo é ele, não é?

Os chefes geralmente só querem saber do resultado, esse é o foco, e não quer saber como os funcionários vão atingi-lo. Como podemos observar, esse tipo de gestor não traz grandes benefícios para a empresa, já que pode amedrontar os colaboradores ou apenas deixá-los com raiva, já que ele não ouve sua equipe e é individualista.

O líder é visto como a inspiração da equipe! Embora goste muito de atingir os seus resultados, o líder sempre se preocupa em entender o meio que levará até o objetivo, ou seja, ele pensa todo o trajeto que ele e sua equipe terão que fazer, para juntos, conquistar a vitória.

O líder foca no desenvolvimento das pessoas e da equipe e confia neles, por isso, sempre ouve o que sua equipe tem a dizer e toma suas decisões juntamente a ela, para ele, o diálogo é fundamental e isso ajuda a evitar ruídos e fofocas dentro da empresa, já que os colaboradores se sentem à vontade para conversar com ele.

Em qual dessas categorias você se encaixa?

 

Um bom líder motiva a equipe

Um líder entende que os colaboradores são pessoas, que precisam ser ouvidas, compreendidas, por isso, a sua forma de gerenciar inspira as pessoas, já que ele sempre as motiva e também se empenha em alcançar os resultados, não apenas dita a ordem. Isso faz com que a equipe funcione melhor, já que o líder está por dentro de tudo o que está acontecendo e se envolve no trabalho.

O líder representa os valores da instituição

Um bom líder transmite todos os valores da organização, ele é a personificação do que a empresa é e acredita, suas atitudes e ações devem estar alinhado com a cultura da empresa e isso acaba circulando entre os colaboradores que acabam aprendendo com sua postura, podendo assim, mudar completamente o comportamento de um colaborador, como dito anteriormente, líderes inspiram as pessoas e líderes geralmente buscam aprendizados, crescimento e se preocupa com o próximo.

Um bom líder ajuda a manter um bom clima dentro da empresa

O líder sabe gerir os colaboradores, as demandas de trabalho e as situações que podem ocorrer dentro da empresa, sendo assim, ele cuida para que o ambiente organizacional tenha um bom clima para se trabalhar, sem conflitos, fofocas, funcionários sobrecarregados ou qualquer outro problema que pode afetar o desenvolvimento da empresa.

Os colaboradores precisam ter foco

O líder consegue alinhar tudo o que deve ser feito, criar metas para que os colaboradores tenham foco e trabalhe em conjunto para alcançá-la. Assim, os funcionários trabalharam por um objetivo, um propósito que levará ao resultado esperado e não ficarão perdidos ou fazendo tarefas que não ajudam no objetivo.

 

Se você conquistou o cargo de gestor recentemente, demos algumas dicas para você desempenhar essa função com maestria!

Falamos também aqui no Vitória Humana, sobre como o Recrutamento e Seleção em Campo Grande pode ser um desafio por causa de alguns traços culturais que devem ser levados em consideração na hora de escolher o colaborador ou líder da empresa, vale a pena a leitura.

Site desenvolvido por: Vitória Humana